quarta-feira, março 15, 2006

FAQ do Candidato a Diplomata

Está no ar a FAQ do Candidato a Diplomata. Está pronta, faltam apenas os links do índice e uma que outra formatação. Escrevi isso para não ter que responder a mesma coisa a todos os amigos, conhecidos e desconhecidos que de repente passaram a me perguntar sobre o concurso e a carreira. Quero deixá-la aqui, ainda inacabada, para que os amigos, se quiserem, possam lê-la e comentá-la antes que eu a divulgue de verdade.

22 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Renato, ou você escreveu aquilo tudo para se torturar, o que faz de você um masoquista, ou vc teve prazer na tarefa, o que o torna um psicótico consumado.

quarta-feira, março 15, 2006 1:02:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very good, utilidade pública.

quarta-feira, março 15, 2006 3:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Renatildo,

Concordo que vc é doente por ter escrito esse manual. Mas, fora isso, só tendo lido por cima, achei dois errinhos factuais: 1) o nosso TPS foi preparado pelo CESPE, mas em formato diferente. Me lembro que os cartões de respostas eram iguaizinhos aos do PAS. 2) nem todos os apês definitivos são na Asa Norte, ora pois!

By the way, sei que em BSB tem um outro cursinho, chama-se "carreira diplomática", mas não sei onde fica.

quarta-feira, março 15, 2006 6:13:00 PM  
Blogger Hugo said...

acho que meu irmão não é um psicótico. também não apostaria em altruísmo. Na posição de amigo que já lhe encaminhou dúvidas de mais de 'trinze' amigos interessados no concurso, penso que o sofrimento de atender a todos esses perdidos devia ser bem maior que a tortura pela qual passou.

Pra mim também está sendo ótimo. Já imprimi várias etiquetinhas com a URL que estão sempre à mão quando alguém pergunta.

quarta-feira, março 15, 2006 10:50:00 PM  
Blogger renato said...

Que bom que meu irmão me entende!! Valeu, Hugão! Bela, vou mexer no texto para incorporar seus comentários. A Chris mandou uma lista de cursinhos e professores que vou incluir também. Quanto à prova do CESPE, confirmei com o Rodrigo que era o que eu pensava: no nosso tempo o CESPE já aplicava a prova da 1ª fase, mas as questões eram do Rio Branco, bem como o método de correção. Hoje, o CESPE aplica E elabora a prova segundo seu método peculiar.

quinta-feira, março 16, 2006 12:31:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Definitivamente você é doente. Mas me poupa o trabalho de responder estas perguntas também, já não é mais possível tanta gente querendo ser diplomata...

Prometo ler mais cuidadosamente em um outro momento e ver se posso acrascentar ao seu esforço de guerra...

quinta-feira, março 16, 2006 11:35:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom seu FAQ, Renato. Vou indicá-lo aos meus alunos. Só tenho um reparo a fazer. Na parte sobre o concurso e o fim do caráter eliminatório do inglês, você afirma que, vencida a etapa do TPS e português, serão aprovados os candidatos com as melhores notas, de acordo com o número de vagas, evitando-se, assim, que vagas sobrem. Ocorre que, apesar de eliminadas as notas mínimas por provas da segunda etapa (na verdade, eu diria que a nota mínima é 1, porque, de acordo com o edital, se você tirar zero em alguma, roda), persiste a nota mínima global. Isso significa que podem sobrar vagas (e sobram!), já que nem todos conseguem atingir essa nota mínima (60, se não estou enganado). Isso (e as estatísticas, que mostram que você pode contar com a aprovação se atingir o mínimo)significa que, na prática, os candidatos não estão concorrendo entre si nessa etapa, mas lutando para conseguir a nota mínima no conjunto das provas.
Abraços, Ney

quinta-feira, março 16, 2006 12:31:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Renato, esse faq está ótimo! Vai me poupar de muitas conversas pentelhas, agora eu mando os eventuais candidatos-a-candidato pra cá e pronto!
baci!

quinta-feira, março 16, 2006 6:05:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Renato, coloque lá um contador pra checarmos se há uma grande demanda (como suspeito) por essas informações.

sexta-feira, março 17, 2006 12:36:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Renato:

Afinal cheguei ao seu blog, não sem antes ter passado pelo quase homônimo www.2eblog.blgospot.com...
Como freqüentador contumaz de blogs, estarei de tempos em tempos por aqui para comentar o que for comentável...
Um abraço,

Wilson

sábado, março 18, 2006 3:58:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Devo ter sido um dos quase-enésimos desconhecidos que pediu por e-mail alguns esclarecimentos sobre o CACD, e queria agradecer pela resposta e pelo FAQ, agora.
Por causa da diferença das plataformas MAC/Windows(98), tive problemas com a formatação e acentos do texto.
Assim, para ajudar os que tiveram o mesmo problema, recomendo um ASCII converter bem fácil de usar: http://www.medienwerkstatt-online.de/reload.htm?/products/ascona/ascona.html

Obrigado de novo e Abraços

domingo, março 19, 2006 11:21:00 AM  
Blogger Paulo Roberto de Almeida said...

Excelente iniciativa Renato. Já coloquei um post em meu blog, "Cousas Diplomaticas", no estilo "tudo o que você sempre quis saber sobre a carreira diplomática e nunca teve a quem perguntar", dando o link para o seu site no WebMac (por acaso tambem estou fazendo um, com o iLife, mas ainda não me decidi por transferir meu estoque do pralmeida.org).
Você deixou os salarios em branco, mas suspeito que vai ter a ombridade de revelar essa indecência salarial.
No mais, talvez se pudesse linkar algumas das suas questões, e das minhas, num bibliografia resumida que preparei e coloquei no meu site, numa seção de "carreira diplomática".
O abraço do
Paulo Roberto de Almeida
www.pralmeida.org
http://diplomaticas.blogspot.com/

domingo, março 19, 2006 3:28:00 PM  
Blogger renato said...

Que engraçado... Muita gente (aliás, a quase totalidade das pessoas) que viram o FAQ usam Windows e não tiveram problemas...

segunda-feira, março 20, 2006 4:09:00 PM  
Blogger O consultor said...

Entrei aqui (meio que) por acaso e gostei muito ! Vai pros favoritos !
Abração

terça-feira, março 21, 2006 3:14:00 PM  
Blogger renato said...

Acrescentei um contador de "page views" à FAQ. Como ele entrou muito depois da página ir ao ar, não foram registrados os acessos dos dez primeiros dias. O contador está lá há 24 horas, e registra no momento 66 acessos.

terça-feira, março 28, 2006 11:19:00 AM  
Blogger F. said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

sábado, abril 08, 2006 8:18:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não entendo por que dizem que a construção do faq foi uma tortura para seu criador. Deve ter sido cansativo, imagino, mas como iniciativa de prestação de informações acerca dessa realidade, as vezes tão restrita e freqüentemente inobservável, se apresenta de todo louvável. Parabenizo o criador, Renato Domith, pela iniciativa. Pelo teor do comentário já deve-se ter percebido que há no mínimo um interesse, de quem agora escreve, nessas informações.E , de fato, há. Na verdade acho que a faq foi realista até demais, e que a prícipio me deu um banho de água fria, entretanto é enormemente preferível a verdade em todos os seus contornos à uma idealização insustentável. E mesmo sabendo da verdadeira rotina de um diplomata continuo pensando nessa possibilidade como meio de servir ao país. Novamente reitero agradecimentos à atitude solidária de Renato, parabéns.

sexta-feira, agosto 04, 2006 11:42:00 PM  
Blogger renato said...

Tortura? Estão dizendo isso, é?

sexta-feira, agosto 11, 2006 12:20:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

ACABEI DE LER O "FAQ DO CANDIDATO A DIPLOMATA" E ACHEI MUITO INTERESSANTE E ÚTIL.
SÓ GOSTARIA DE FALAR QUE REALMENTE CONCORDO QUE SOMENTE UM CURSO DE INGLÊS NORMAL,SEJA ELE QUAL FOR,NÃO É SUFICIENTE PARA A PROVA.
PORÉM ACHO ERRADO DE CERTA FORMA FALAR MAL DE UM CURSO EM ESPECÍFICO NO CASO O "CCAA" QUE FOI CITADO EM CERTO TÓPICO DO FAQ,E QUE NA MINHA OPINIÃO É UM BOM CURSO.
ACHO Q DEVERIA SE FALAR QUE QUALQUER CURSO NORMAL DE INGLÊS NÃO PREPARA PRA A PROVA DO ITAMARATI,O QUE DE FATO É VERDADE.

sexta-feira, setembro 15, 2006 12:55:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns e obrigado pela iniciativa do blog. No entanto, não consegui mais abrir a página. Você poderia me enviar uma cópia, ou mesmo orientar como acessar a mesma novamente? Grato.
(mailto: sistemax21@hotmail.com)

segunda-feira, abril 09, 2007 1:53:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aos interessados no conteúdo de história do CACD. Visitem o site da Editora Corifeu. Acaba de ser lançado um pequeno livro de história. O autor chama-se Julio Cesar Borges.
O livro obviamente não é completo, mas tem algumas informações úteis.

Diego

domingo, dezembro 02, 2007 7:01:00 PM  
Blogger Bruno Cornelio said...

Não, consigo acessar o link para o FAQ do Candidato a Diplomata.

quinta-feira, setembro 24, 2009 4:53:00 PM  

Postar um comentário

<< Home

 
Pasta Express
Free Web Counter
Pasta Express